terça-feira, 8 de abril de 2008

Indicador OBV (On Balance Volume)

O OBV é um indicador criado a partir do volume negociado durante um período. Ele é um indicador de acumulação do volume. Se a sessão tiver sido de alta o volume da sessão é somando ao OBV, e se foi uma sessão de baixa o volume é diminuido.

Mas para que serve o OBV ? Serve pra você que não tem informações "privilegiadas" (que vale a pena lembrar, é crime) seguir os "espertos". Os espertos são os grandes investidores que por algum motivo estão entrando ou saindo com vontade de um determinado papel, que por algum motivo ainda não é conhecido pelo mercado, por isso a importância desse indicador.

Esse indicador também mostra a força do papel, ou seja, OBV caindo ou baixo é papel que não tem "capital esperto" e ação sem capital esperto não tem força para subir.

Logo o conceito desse indicador é que o volume precede os preços.

O OBV pode mostrar também uma divergência nos preços. Se os preços estão subindo mais o OBV está caindo indica que o capital esperto esta saindo daquele papel por algum motivo e aquela alta pode não se sustentar e começar um momento de queda.

Vamos ver alguns exemplos:

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa foi a melhor explicação da informação contida no OBV que eu vi. Outros textos não diziam da relação existente entre o movimento da OBV e os "espertos" em sua fase de acumulação ou distribuição. Texto bem objetivo e estratégico. Parabéns.