segunda-feira, 18 de julho de 2016

Template addIn - tableComponent

Introdução


O template addIn faz parte do conjunto de addIn’s existentes para serem utilizados no tableComponent. Este é um addIn relativamente simples mas que trás uma grande flexibilidade para customizar as colunas de uma tabela, podendo alterar seu conteúdo baseado em um template html e um modelo de dados, ou até mesmo criar botões/checkbox’s/etc com eventos associados.


Referência


Template addIn Source Code

Valores default


Em geral todo addIn possui valores default que podem serem alterados para mudar seu comportamento, ou seja, customizar o comportamento do addIn de acordo com a necessidade de cada projeto. 

Uma forma de saber quais são os valores default que podem serem alterados, é abrir do código fonte do addIn e olhar para a seguinte parte do código:
defaults: { templateType: 'mustache', template: '<div>{{items}}</div>', rootElement: 'items', formatters: [], events: [], modelHandler: function(st, opt) { var model = {}; model[opt.rootElement] = $.parseJSON(st.value); return model; }, postProcess: function(info) {} }

Para o nosso caso, os parâmetros acima são exatamente aqueles que podemos alterar e utilizar.

Vamos passar por cada um deles para entender qual o seu papel dentro de todo o processo.

Entendendo e alterando os valores default



templateType

Permite informar qual o tipo de template html que será utilizado. As opções possíveis de template são ‘mustache’ e ‘underscore’. 

template

É o template html de acordo com o templateType escolhido. Qualquer código html aqui descrito será inserido dentro da célula que está sendo processada e os tokens (ou expressões) definidos no template serão substituídos pelos dados existentes no modelo.

rootElement 

Este é o nome que será utilizado como a raiz do seu modelo de dados.

formatters

Um formatter permite formatar o valor de uma expressão para ser exibida. Essa ‘formatação’ pode ser na forma de exibição, como transformar todas as letras para maiúscula, como passar um valor adicional para ser multiplicado com o valor da expressão.

Formatters podem ser concatenados usando um ‘|’. O atributo formatters espera um array composto de array’s de dois elementos, como:

formatters: [ [ ‘formatter_name’, function(str, id) {} ], [ ‘uppercase’, function(str, id) {} ], [ ‘calcPercent’, function(str, id) {} ] ]


  • formatter_name: um nome que representa o que a função faz. 
  • function(str, id): função que irá realizar o trabalho duro. O primeiro parâmetro da função é o valor da expressão ao qual você pediu para aplicar o formatter. O segundo parâmetro é um valor adicional que você possa e vir a precisar dentro da sua função. O retorno da sua função deverá ser o novo valor que deseja exibir. 
Para usar o formatter no seu template, basta aplicá-lo na expressão que deseja. Considere o seguinte template :

<div> <div> <span> Name: {{name | formatter : "uppercase"}} </span> </div> <div> <span> Percent: {{value | formatter : “calcPercent” : 100}} % </span> </div> </div>

Então, o formatter de nome ‘uppercase’ deve receber no parâmetro ‘str’ o valor de ‘name’ e retornar este em letra maiúscula. 

E o formatter de nome ‘calcPercent’ deve receber no parâmetro ‘str’ o valor de ‘value’ e no parâmetro ‘id’ o número 100, e retornar uma conta que provavelmente será ‘str’ * ‘id’. 

events

É um array composto de array's de dois elementos, onde você pode configurar diferentes tipos de eventos e indicar qual elemento do template esses eventos devem ser registrados. Veja:

events: [ [ ‘event,selector’, function(e) {} ] ]


  • event,selector: é o nome do evento e um seletor, separado por uma vírgula, com o seletor indicando onde deve ser feito o bind dentro do template para o respectivo evento. O ‘seletor’ é opcional e se não for informado, o bind será aplicado no <td> da célula. 


  • function(e): é a respectiva função do evento. Como parâmetro é passado dados do evento e dentro do ‘e.data’ você tem informações adicionais relacionadas ao seus dados. 
Como exemplo, imagine o seguinte template:

<div> <div> <span> Name: {{name | formatter : "uppercase"}} </span> </div> <div> <span> Percent: {{value | formatter : “calcPercent” : 100}} % </span> </div> <button id=‘btnDelete’>Delete!</button> </div>

E a seguinte configuração do evento:

events: [ [ 'click,#btnDelete’, function(e) { $(this).closest('tr').remove(); } ]   ]

O exemplo acima irá registrar um evento de click no botão e que permitirá remover a respectiva linha.

modelHandler

modelHandler é uma função onde você deverá criar o modelo de dados apropriado para o template html que foi definido. 

Essa função recebe dois parâmetros: 

  • st: informações sobre os seus dados. 
  • opt: as opções passadas para o addIn, que basicamente são os valores default com suas alterações. Isso é importante pois você pode definir uma nova função dentro do default e utilizá-la dentro do modelHandler. 

Considerando nosso template acima, vamos considerar que a coluna onde estou aplicando o template tenha dados no seguinte formato : ‘Paulo/0.75’ 

A função abaixo cria um modelo de dados para o template definido com base no formato da string acima.

modelHandler: function(st, opt) { var model = {}; var _values = st.value.split('/'); var ret = {}; ret.name = _values[0]; ret.value = _values[1]; return model[opt.rootElement] = ret; }

A função acima irá retornar o seguinte objeto:

{ items:{ name: ‘Paulo’, value: 0.75 } }

Repare que o ‘root’ do objeto deve ser o nome definido no ‘rootElement’; 

postProcess 

Caso tenha a necessidade de fazer algum processamento após a execução do addIn, use o postProcess para definir sua função. 

A função possui apenas um parâmetro, que recebe um objeto contendo os mesmo valores recebidos pelo addIn no início da sua execução.

info = {target: tgt, status: st, options: opt}

Utilizando o addIn


Como qualquer addIn para o tableComponent, basta definir o nome ‘template’ na propriedade ‘Column Type’ para a coluna onde o mesmo será aplicado.

Configure no preExecution do tableComponent o addIn para alterar qualquer um dos valores default, como mostrado no exemplo abaixo:

function f(){ this.setAddInOptions("colType","template",function(state){ return { events: [ [ 'click,#btnDelete’, function(e) { $(this).closest('tr').remove(); } ] ], formatters: [ [ ‘uppercase’, function(str, id) {} ], [ ‘calcPercent’, function(str, id) {} ] ], template: '<div><div><span>Name: {{name | formatter : "uppercase"}}</span></div><div><span>Percent: {{value | formatter : “calcPercent” : 100}} %</span></div><button id=“btnDelete”>Delete!</button></div>', modelHandler: function(st, opt) { var model = {}; var _values = st.value.split('/'); var ret = {}; ret.value = _values[0]; ret.expected = _values[1]; return model[opt.rootElement] = ret; }, postProcess: function(info) {} }; }); }

Exemplo


Veja o vídeo abaixo:

Um comentário:

Mauricio Rodrigues da SIlva disse...

Bom dia Kleyson,
Me chamo Mauricio e trabalho na empresa JebsWeb.com.br com BI. Cheguei até o Sr. pelo Marketplacer do pentaho que me trouxe o plugin para resetar a senha do pentaho server (change password), atuamente estamos em versões mais recentes do pentaho e o seu plugin seria para a versão 5. Teria como me ajudar a desenvolver ou atualizar esse plugin para versões atuais. Ficaria muito agradecido pela ajuda.
mauriciosist@gmail.com ou
hitmau1@gmail.com