sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

As armadilhas da Análise Técnica

Sou uma pessoa que admiro, gosto e acho impressionante a Análise Técnica (AT), capaz de a partir de um histórico estabelecer um futuro, mostrar uma tendência, identificar comportamento de compradores e vendedores. Mais é ai que mora o perigo.

Eventos físicos podem até serem previstos, mas o comportamento humano não. O ser humano é imprevisível, na mesma hora que fala uma coisa, já esta dizendo outra, na mesma hora que tem uma atitude, já está negando-a, e isso ocorre porque, nós pessoas, somos movidos pelos nossos sentimentos, nossas emoções, nossas crenças, agimos de um jeito se estamos tristes e de outro se estamos felizes, fazemos planos se vemos um futuro promissor e reclamamos se achamos que não temos sorte, isso tudo trás o elemento imprevisível ao comportamento humano e por isso a AT nos prepara uma armadilha.

Muita gente vê a AT como um mapa, que diz qual é o caminho que o mercado deve seguir, e quando o elemento "humano" aparece as pessoas não sabem o que fazer e acaba tendo grandes prejuízos por acreditar que aquele ainda é o caminho.

A bolsa de valores é um lugar onde tudo acontece baseado no comportamento humano de compradores e vendedores, por isso a AT não deve ser usada como um mapa, mas sim como uma bússola que te mostra um possível caminho, que te dê uma maior clareza do mercado, mas você deve estar sempre preparado para o elemento surpresa caso os indícios da AT não se concretizem, por isso tenha sempre um plano caso o mercado caia, suba ou fique de lado, e sempre siga seu plano para evitar que suas emoções tomem as decisões por você.

Como diz um conhecido, o mercado é soberano, ele decide seu próprio caminho, e se você bobear ele leva todo seu dinheiro.

Nenhum comentário: